TURMAS C, D e E
O PAPEL DA ESCOLA NA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS
CONFIANÇA FAMÍLIA/ESCOLA
¢ Para o bem-estar do aluno é indispensável a confiança da família em relação a escola, e da escola em relação a família. A criança precisa “ouvir” os pais falarem bem da escola, e na escola falarem bem dos pais. Caso uma das partes não concorde com alguma situação, precisam conversar sem a presença da criança, para saber mais sobre o que lhes deixam insatisfeitos.
PAPEL DA ESCOLA
¢ O papel da escola é CUIDAR e EDUCAR simultaneamente, ou seja, nos preocupamos com a alimentação, a higiene, a proteção para que não se machuquem,... e com a mesma intensidade trabalhamos o estímulo, a inteligência, o raciocínio, a construção de aprendizados, o aprimoramento de habilidades...
¢ Oportunizamos ao aluno pensar, encontrar respostas.
¢ EDUCAR, a qual a escola se refere, é diferente de EDUCAÇÃO. Educação de valores, de princípios, de moral, de atitudes, de comportamento vem do berço da família. Educação que é compromisso da escola refere-se a inteligência, a socialização, as potencialidades, as habilidades, ao pensar....
COMO SE PROCESSA O ATO DE EDUCAR E CUIDAR JUNTOS?
¢ De uma maneira lúdica: brincando, jogando, amassando, pulando, recortando, desenhando, manipulando, explorando, criando, produzindo,...
¢ Orientando, questionando, desafiando, estimulando, encorajando o aluno a avançar;
¢ Permitindo que faça o que já tem capacidade de fazer;
¢ Valorizando o que já consegue produzir.
¢ Oferecemos aos nossos alunos um “ambiente alfabetizador” e acreditamos que a educação infantil é uma etapa fundamental do desenvolvimento escolar.
¢ Trabalhamos com situações de aprendizagem que precisam ver valorizadas pelo adulto, pois fazem parte da construção e do aprimoramento de habilidades que permitirão ao aluno avançar.
¢ Algumas famílias acreditam que a qualidade do trabalho educacional está na quantidade de “trabalhinhos” do alunos.
¢ Dentro da proposta de nossa escola, eles fazem parte, mas não são únicos ou prioritários. A aquisição do aprendizado é um processo onde cada aluno tem seu próprio ritmo e etapas que precisam ser observadas.
METODOLOGIA
¢ A Rede Municipal de Educação Infantil a qual fazemos parte, tem sua metodologia de trabalho, ou seja, seu jeito de trabalhar, baseado nas Linguagens Geradoras.
O que é isto?
Significa que tudo que nosso aluno expressa através de suas ações, suas palavras, suas atitudes, seus interesses, suas curiosidades precisa ser explorado, aprimorado e organizado.
LINGUAGENS GERADORAS
¢ Linguagem da adaptação, acolhida e despedida;
¢ Linguagem das regras e combinados;
¢ Linguagem da multiplicidade e diversidade entre as pessoas;
¢ Linguagem dos cuidados, sentimentos e afetos em geral;
¢ Linguagem da retirada de fraldas;
¢ Linguagem da mordida;
¢ Linguagem da alimentação;
¢ Linguagem do sono;
¢ Linguagem do tempo;
¢ Linguagem do espaço e do conhecimento físico;
¢ Linguagem oral (fala, oralidade);
¢ Linguagem da literatura infantil;
¢ Linguagem da leitura e escrita;
¢ Linguagem do jogo simbólico;
¢ Linguagem do teatro;
¢ Linguagem plástico-visual;
¢ Linguagem sonoro musical;
¢ Linguagem gestual corporal;
¢ Linguagem das brincadeiras e jogos;
¢ Linguagem lógico matemática;
¢ Linguagem do conhecimento da natureza;
¢ Linguagem da culinária;
¢ Linguagem das datas comemorativas;
¢ Linguagem dos passeios;
¢ As linguagens geradoras são priorizadas na turma de acordo com a necessidade e/ou interesse da criança, respeitando a sua faixa etária e o seu desenvolvimento.
¢ Para cada linguagem é elaborado um projeto. Estes são trabalhados simultaneamente
¢ As situações de aprendizagens são pensadas desde o momento em que a criança chega na escola até a sua despedida.
¢ Diariamente, o professor/educador faz um registro do seu trabalho e do desenvolvimento das crianças.
¢ Para isto, utiliza-se de instrumentos como o planejamento diário, onde, registra-se as situações de aprendizagens desenvolvidas, relatando o que, como e porque as situações foram realizadas, bem como as reações das crianças. Estes registros diários são entregues semanalmente a direção da escola.
¢ O professor/educador também utiliza-se de fichas, onde são anotados, individualmente, os avanços/necessidades/ansiedades/dificuldades das crianças, registrando assim a sua caminhada na turma.
¢ Neste trabalho, procuramos envolver nossos alunos em situações de aprendizagens que os façam pensar e compreender o mundo que os rodeia, e assim, ao final destas etapas, estarão “naturalmente” aptos a dar passos mais ousados em seus papéis de leitores, escritores e de cidadãos.
¢ Os profissionais da EMEI Recanto Infantil trabalham em prol do desenvolvimento, do avanço de seus alunos. Acreditamos na inteligência e nas potencialidade de cada um deles.
¢ Não exigimos a mais, nem a menos ao que cada um, em sua individualidade, pode responder ou fazer.