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domingo, 24 de abril de 2011

REUNIÃO DE PAIS - 2011

TURMAS C, D e E

O PAPEL DA ESCOLA NA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS

CONFIANÇA FAMÍLIA/ESCOLA

¢             Para o bem-estar do aluno é indispensável a confiança da família em relação a escola, e da escola em relação a família. A criança precisa “ouvir” os pais falarem bem da escola, e na escola falarem bem dos pais. Caso uma das partes não concorde com alguma situação, precisam conversar sem a presença da criança, para saber mais sobre o que lhes deixam insatisfeitos.


PAPEL DA ESCOLA

¢     O papel da escola é CUIDAR e EDUCAR simultaneamente, ou seja, nos preocupamos com a alimentação, a higiene, a proteção para que não se machuquem,... e com a mesma intensidade trabalhamos o estímulo, a inteligência, o raciocínio, a construção de aprendizados, o aprimoramento de habilidades...

¢           Oportunizamos ao aluno pensar, encontrar respostas.

¢     EDUCAR,  a qual a escola se refere, é diferente de EDUCAÇÃO. Educação de valores, de princípios, de moral, de atitudes, de comportamento vem do berço da família.     Educação que é compromisso da escola refere-se a inteligência, a socialização, as potencialidades, as habilidades, ao pensar....


COMO SE PROCESSA O ATO DE EDUCAR E CUIDAR JUNTOS?
¢     De uma maneira lúdica: brincando, jogando, amassando, pulando, recortando, desenhando, manipulando, explorando, criando, produzindo,...
¢     Orientando, questionando, desafiando, estimulando, encorajando o aluno a avançar;
¢     Permitindo que faça o que já tem capacidade de fazer;
¢     Valorizando o que já consegue produzir.
¢     Oferecemos aos nossos alunos um “ambiente alfabetizador” e acreditamos que a educação infantil é uma etapa fundamental do desenvolvimento escolar.
¢        Trabalhamos com situações de aprendizagem que precisam ver valorizadas pelo adulto, pois fazem parte da construção e do aprimoramento de habilidades que permitirão ao aluno avançar.
¢     Algumas famílias acreditam que a qualidade do trabalho educacional está na quantidade de “trabalhinhos” do alunos.
¢        Dentro da proposta de nossa escola, eles fazem parte, mas não são únicos ou prioritários. A aquisição do aprendizado é um processo onde cada aluno tem seu próprio ritmo e etapas que precisam ser observadas.




METODOLOGIA

¢     A Rede Municipal de Educação Infantil a qual fazemos parte, tem sua metodologia de trabalho, ou seja, seu jeito de trabalhar, baseado nas Linguagens Geradoras. 
    O que é isto?
           Significa que tudo que nosso aluno expressa através de suas ações, suas palavras, suas atitudes, seus interesses, suas curiosidades precisa ser explorado, aprimorado e organizado.



LINGUAGENS GERADORAS
¢     Linguagem da adaptação, acolhida e despedida;
¢     Linguagem das regras e combinados;
¢     Linguagem da multiplicidade e diversidade entre as pessoas;
¢     Linguagem dos cuidados, sentimentos e afetos em geral;
¢     Linguagem da retirada de fraldas;
¢     Linguagem da mordida;
¢     Linguagem da alimentação;
¢     Linguagem do sono;
¢     Linguagem do tempo;
¢     Linguagem do espaço e do conhecimento físico;
¢     Linguagem oral (fala, oralidade);
¢     Linguagem da literatura infantil;
¢     Linguagem da leitura e escrita;
¢     Linguagem do jogo simbólico;
¢     Linguagem do teatro;
¢     Linguagem plástico-visual;
¢     Linguagem sonoro musical;
¢     Linguagem gestual corporal;
¢     Linguagem das brincadeiras e jogos;
¢     Linguagem lógico matemática;
¢     Linguagem do conhecimento da natureza;
¢     Linguagem da culinária;
¢     Linguagem das datas comemorativas;
¢     Linguagem dos passeios;


¢     As linguagens geradoras são priorizadas na turma de acordo com a necessidade e/ou interesse da criança, respeitando a sua faixa etária e o seu desenvolvimento.

¢        Para cada linguagem é elaborado um projeto. Estes são trabalhados simultaneamente

¢     As situações de aprendizagens são pensadas desde o momento em que a criança chega na escola até a sua despedida.

¢     Diariamente, o professor/educador faz um registro do seu trabalho e do desenvolvimento das crianças.

¢        Para isto, utiliza-se de instrumentos como o planejamento diário, onde, registra-se as situações de aprendizagens desenvolvidas, relatando o que, como e porque as situações foram realizadas, bem como as reações das crianças. Estes registros diários são entregues semanalmente a direção da escola.

¢        O professor/educador também utiliza-se de fichas, onde são anotados, individualmente, os avanços/necessidades/ansiedades/dificuldades das crianças, registrando assim a sua caminhada na turma.

¢     Neste trabalho, procuramos envolver nossos alunos em situações de aprendizagens que os façam pensar e compreender o mundo que os rodeia, e assim, ao final destas etapas, estarão “naturalmente” aptos a dar passos mais ousados em seus papéis de leitores, escritores e de cidadãos.

¢     Os profissionais da EMEI Recanto Infantil trabalham em prol do desenvolvimento, do avanço de seus alunos. Acreditamos na inteligência e nas potencialidade de cada um deles.

¢       Não exigimos a mais, nem a menos ao que cada um, em sua individualidade, pode responder ou fazer.