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quarta-feira, 6 de abril de 2011

PROJETO DA LINGUAGEM DA HIGIENE


TURMA: D
PROFESSORAS: Dirlene e Alana
ANO: 2011

Justificativa:
A Linguagem da Higiene engloba uma aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes, hábitos e convívio entre adultos e crianças.
Considerando que a criança permanece grande parte de seu tempo na escola, acreditamos que cabe a nós professoras, proporcionar um ambiente saudável, introduzindo assim hábitos também saudáveis a nossas crianças.
Trabalhar a higiene com crianças de 0 a 6 anos de idade, deve ter inicialmente um caráter de prevenção à doença, promovendo a saúde física e mental de cada indivíduo, proporcionando assim um ambiente  saudável conforme as necessidades existentes em cada nível.
         Ressaltamos que esses hábitos reforçam a autonomia da criança e sua independência. Tornar possível este progresso de forma cuidadosa, atento ao que ocorre com a criança durante a aquisição destes, servirá ao mesmo tempo de estímulo para a avaliação positiva de sua própria imagem.
         É preciso que a exigência que os adultos fazem as crianças, seja adequada as suas necessidades e, progressivamente vão avançando, isso requer que os adultos sejam capazes de observar as necessidades de cada criança.
         Evidenciamos que a Linguagem da Higiene está presente em nosso cotidiano, onde devemos procurar proporcionar vivências e estímulos como escovar os dentes, tomar banho, limpar-se ao usar o banheiro, dar descarga, deixar limpos os espaços de uso coletivo, lavar as mãos antes das refeições, assuarem o nariz e usar o lenço, manter unhas e cabelos limpos, tampar a boca e virar a cabeça quando tossir, usar lixeiras e cestas de lixo entre outros cuidados.
         A presença do educador na prática da higiene com os alunos se torna fundamental para que estes alunos se apropriem do conhecimento de seu próprio corpo, colocando em prática hábitos que contribuam essencialmente no cuidado com o mesmo.
A Educação infantil é uma instituição que tem por objetivo não só o cuidado das crianças, mas também a educação e o desenvolvimento das mesmas. Dessa maneira os profissionais da creche devem buscar meios para estimular a educação e o desenvolvimento adequado dessas crianças, utilizando-se de recursos e situações variadas que auxiliem as crianças na aquisição desta prática. Um dos recursos utilizados pelas educadoras são as músicas infantis, além de promover um ambiente agradável e bem-estar das crianças, podem ser instrumentos interessantes nessa busca ao melhorar as capacidades de socialização, autoconfiança e auto-estima (DELISA, 1992).
As crianças entre dois e três anos, por brincarem muitas vezes no chão e por terem o hábito de levar vários objetos à boca, têm aí uma via importante de infecção. Sabendo disso, o educador não pode descuidar da higiene fundamental. Assim, busca-se, além da educação das crianças, a orientação adequada da educadora.

Objetivos:
- Perceber que a saúde envolve a busca do equilíbrio físico, mental, social, bem como a relação do indivíduo com o meio ambiente
- Adotar hábitos de autocuidado, valorizando as atitudes relaconadas com a higiene, alimentação, conforto, segurança, proteção do corpo e cuidados com a aparência.

Linguagens priorizadas:
- Linguagem da Higiene;

Recursos que podem ser utilizados:
- Fantoches, bonecos, filmes, histórias, gibis, revistas, materiais de higiene de uso habitual, músicas, palestras.

Situações de Aprendizagens:
- Dramatização com uso de fantoches, incentivando a escovação (uso correto, movimento, quantidade creme dental, economia da água);
- Orientações nos momentos de higiene sobre a limpeza após as necessidades fisiológicas, uso da descarga e do papel higiênico, do sabonete e do papel toalha;
- Combinações da turma envolvendo hábitos de higiene, visando a participação da criança em situações como: levar o papel higiênico para o pátio, usar copos descartáveis, uso do papel toalha, entre outros.
- Utilizar músicas infantis educativas nos horários de lanche, almoço e jantar bem como em outras situações que se façam necessárias relembrar tais hábitos.
- Utilizar o desenho, a pintura, a modelagem, a colagem, a construção, possibilitando as crianças expressaram seu entendimento sobre aspectos relacionados à higiene e à saúde, analisando os cuidados necessários para garantir o bom funcionamento de seu organismo.
- Através de conversações informais, promover a adoção de hábitos saudáveis de higiene, como lavar as mãos antes das refeições, após brincar no pátio, após usar o banheiro, etc.
- Utilizando recursos diversificados, incentivar as crianças a escovar os dentes depois das refeições, bem como mostrar como se deve escovar;
- Faz de conta: vamos tomar banho? Usar uma folha de desenho bem amassada como se fosse sabonete; passar no corpo todo para ensaboar, depois abrir o chuveiro e esfregar bem;
- Mural Coletivo com rótulos de materiais de limpeza, além de recortes de gravuras referentes à higiene;

REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO:
-Lleixá Arribas, Teresa. Educação Infantil: desenvolvimento, currículo, 2004.
-DELISA, J.A. Medicina de reabilitação: princípios e prática. São Paulo: Manole, 1992.
-ANDRADE, B.B.; PIMENTA, A.L.D. Musicoterapia: um caminho. Belo Horizonte. 2000.
- CAMPOS, G. A Importância da música na Educação Infantil. In: Musicalização Infantil.Disponível em: <http://educadora.vilabol.uol.com.br/GlauciaCampos3.htm>. Acesso em: 01 de janeiro de junho de 2009.
- LOPEZ, A.L.L. A Influência das Músicas Infantis no Desenvolvimento Psicomotor da
Criança. In: Revista Brasileira de Musicoterapia. 1998. v. 4, p. 5.