¨ Para o bem-estar do aluno é indispensável a confiança da família em relação a escola, e da escola em relação a família. A criança precisa “ouvir” os pais falarem bem da escola, e na escola falarem bem dos pais. Caso uma das partes não concorde com alguma situação, precisam conversar sem a presença da criança, para saber mais sobre o que lhes deixam insatisfeitos.
PAPEL DA ESCOLA
¨ O papel da escola é CUIDAR e EDUCAR simultaneamente, ou seja, nos preocupamos com a alimentação, a higiene, a proteção para que não se machuquem,... e com a mesma intensidade trabalhamos o estímulo, a inteligência, o raciocínio, a construção de aprendizados, o aprimoramento de habilidades....
¨ Oportunizamos ao aluno pensar, encontrar respostas.
¨ EDUCAR, a qual a escola se refere, é diferente de EDUCAÇÃO. Educação de valores, de princípios, de moral, de atitudes, de comportamento vem do berço da família. Educação que é compromisso da escola refere-se a inteligência, a socialização, as potencialidades, as habilidades, ao pensar....
ATENDIMENTO FAMILIAR X ATENDIMENTO ESCOLAR
¨ Atendimento familiar: é individualizado, exclusivo, usa pequenos detalhes.
¨ Atendimento escolar: é coletivo, grupal, abrange o todo.
¨ Ambos são de qualidade e necessários ao desenvolvimento da criança, mas são segmentos diferentes. Cada qual com suas funções. Um complementa o outro.
ROTINA
¨ A rotina destas turmas se assemelha. Uma complementa a outra. As mudanças vão acontecendo de forma gradativa.
¨ Há famílias que não apreciam a idéia do filho (a) trocar de turma, mas é importante enfatizar que tanto antecipar etapas, como não estimular a criança, pode ser geradores de dificuldades.
¨ Em casa a rotina é construída de acordo com os gostos, prioridades, horários, compromissos da família. Na escola a rotina é construída de acordo com as necessidades, prioridades, compromissos, horários da escola, pensando no bem-estar de todas as crianças.
SONINHO DA CHEGADA
¨ Devido às necessidades da escola e também para aproximar mais os horários das refeições ao cotidiano real das pessoas, o ambiente de chegada dos alunos, destas três turmas, é propício ao sono. Como eles acordam cedo para vir à escola não aguentam chegar o horário do almoço sem o cochilo da manhã.
SONO NO BERÇÁRIO
¨ O adormecer no berçário é feito embalando no carrinho e/ou sentando ao lado da caminha e ninando. Aproveitamos a oportunidade para pedir aos pais que estimulem o sono na caminha, pois facilita para as professoras/educadoras e se torna mais confortável à criança.
SONO NAS TURMAS A e B
¨ Nas turmas A e B os colchões são colocados no chão, um ao lado do outro, bem próximos. As educadoras sentam em grupinhos e vão circulando até que todos adormeçam. Também são realizados incentivos.
PORTÃO
¨ Portão é para promover a segurança de todas as crianças, por isso, foi colocado o portão eletrônico. É importante que os pais tenham paciência, toquem e aguardem. Se os professores/educadores demorarem um pouco é por que estão ocupados com seus alunos.
ALIMENTAÇÃO
¨ O cardápio é elaborado pela nutricionista da prefeitura Dr. Magali Driemayer e os alimentos são preparados pelas nossas cozinheiras. O cardápio estará exposto na porta da refeitório e na porta da sala do berçário.
¨ Horários das refeições de cada turma foram colocados na agenda.
¨ Os alimentos perecíveis (verduras, leite, legumes,...) são entregues toda semana pela Fruteira Degasperi e Supermercado ILDAJA (Teutônia) e os não perecíveis quinzenalmente (feijão, arroz,...) pelo almoxarifado da prefeitura.
ALIMENTAÇÃO NO BERÇÁRIO
¨ Berçário recebe toda alimentação na sala. As professoras/educadoras servem e atendem, no máximo, 04 alunos por vez.
ALIMENTAÇÃO TURMA A
¨ Turma A: As principais refeições são realizadas no refeitório. Na sala é servido chá, suco e/ou leite. Agora no primeiro semestre, algumas crianças ainda usam a mamadeira, mas gradativamente vamos substituindo pelo copo. Na turma A todos recebem o prato na mesa e as professoras/educadoras vão orientando, auxiliando, dando a comida.
ALIMENTAÇÃO TURMA B
¨ Turma B realiza refeições no refeitório e são estimuladas a alimentarem-se com autonomia, as professoras/educadoras auxiliam e orientam. É importante que o adulto permita que a criança explore, manipule, tente, pois só assim vai aprender.
MORDIDAS
Acontecem por que a criança não domina a fala e usa a “mordida” como recurso para resolver uma situação. JAMAIS tem a intenção de ser má, inclusive pode ser uma expressão de carinho ao outro.
¨ A criança precisa “SER ENSINADA” pela família e pela escola que existe outras formas de se expressar.
¨ COMO?
¨ Demonstrando uma expressão de “negação”, de não aprovação do adulto, para tal atitude.
¨ Ouvindo do adulto palavras firmes e olhando no olho, tais como: “EU não quero que tu morda”. “Dói”.
¨ Estimulando a fala, estimulando a comunicação,...
ACIDENTES
¨ Os pais estão cientes que podem acontecer acidentes com as crianças aqui na escola, como também acontecem em casa com os pais.
(Normas da Ficha de Matrícula)
METODOLOGIA
¨ A Rede Municipal de Educação Infantil a qual fazemos parte, tem sua metodologia de trabalho, ou seja, seu jeito de trabalhar, baseado nas Linguagens Geradoras.
O que é isto?
Significa que tudo que nosso aluno expressa através de suas ações, suas palavras, suas atitudes, seus interesses, suas curiosidades precisa ser explorado, aprimorado e organizado.
¨ As linguagens geradoras são priorizadas na turma de acordo com a necessidade e/ou interesse da criança, respeitando a sua faixa etária e o seu desenvolvimento.
¨ Para cada linguagem é elaborado um projeto. Estes são trabalhados simultaneamente.
LINGUAGENS PRIORITÁRIAS NESTAS TURMAS
¨ Adaptação: (a escola, as pessoas, aos ambientes, aos horários, sons,...)
¨ Corpo: controlar seu corpo, locomover-se, reconhecer suas partes, nomeá-las,...
¨ Fala (oralidade): choro, balbucio, resmungo, som, palavras, frases,...
¨ Alimentação: (engolir, degustar, paladar, sabores, domínio dos talheres, independência ao alimentar-se,...
¨ Sono: (rotina dos horários, autonomia para conciliá-lo,...)
¨ Cuidados e afetos: (conhecer-se, conhecer o outro, socializar-se,...)
¨ Brincadeiras em geral (enquanto a criança brinca esta aprendendo a se concentrar, a raciocinar, encontrar soluções, ter iniciativa, estabelecer diferenças e semelhanças, conhecer as potencialidades e limites de seu corpo,... )
¨ As situações de aprendizagens são pensadas desde o momento em que a criança chega na escola até a sua despedida.
¨ Diariamente, o professor/educador faz um registro do seu trabalho e do desenvolvimento das crianças.
¨ Para isto, utiliza-se de instrumentos como o planejamento diário, onde, registra-se as situações de aprendizagens desenvolvidas, relatando o que, como e porque as situações foram realizadas, bem como as reações das crianças. Estes registros diários são entregues semanalmente a direção da escola.
¨ O professor/educador também utiliza-se de fichas, onde são anotados, individualmente, os avanços/necessidades/ansiedades/dificuldades das crianças, registrando assim a sua caminhada na turma.
¨ Os profissionais da EMEI Recanto Infantil trabalham em prol do desenvolvimento, do avanço de seus alunos. Acreditamos na inteligência e nas potencialidade de cada um deles.
¨ Não exigimos a mais, nem a menos ao que cada um, em sua individualidade, pode responder ou fazer.