Páginas

domingo, 24 de abril de 2011

REUNIÃO DE PAIS - 2011

TURMAS: Berçário, A e B

O PAPEL DA ESCOLA NA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS

CONFIANÇA FAMÍLIA/ESCOLA

¨     Para o bem-estar do aluno é indispensável a confiança da família em relação a escola, e da escola em relação a família. A criança precisa “ouvir” os pais falarem bem da escola, e na escola falarem bem dos pais. Caso uma das partes não concorde com alguma situação, precisam conversar sem a presença da criança, para saber mais sobre o que lhes deixam insatisfeitos.

PAPEL DA ESCOLA
¨     O papel da escola é CUIDAR e EDUCAR simultaneamente, ou seja, nos preocupamos com a alimentação, a higiene, a proteção para que não se machuquem,... e com a mesma intensidade trabalhamos o estímulo, a inteligência, o raciocínio, a construção de aprendizados, o aprimoramento de habilidades....

¨     Oportunizamos ao aluno pensar, encontrar respostas.

¨     EDUCAR,  a qual a escola se refere, é diferente de EDUCAÇÃO. Educação de valores, de princípios, de moral, de atitudes, de comportamento vem do berço da família.     Educação que é compromisso da escola refere-se a inteligência, a socialização, as potencialidades, as habilidades, ao pensar....

 
ATENDIMENTO FAMILIAR X ATENDIMENTO ESCOLAR
¨     Atendimento familiar: é individualizado, exclusivo, usa pequenos detalhes.
¨     Atendimento escolar: é coletivo, grupal, abrange o todo.

¨       Ambos são de qualidade e necessários ao desenvolvimento da criança, mas são segmentos diferentes. Cada qual com suas funções. Um complementa o outro.

ROTINA
¨     A rotina destas turmas se assemelha. Uma complementa a outra. As mudanças vão acontecendo de forma gradativa.

¨     Há famílias que não apreciam a idéia do filho (a) trocar de turma, mas é importante enfatizar que tanto antecipar etapas, como não estimular a criança, pode ser geradores de dificuldades.
¨     Em casa a rotina é construída de acordo com os gostos, prioridades, horários, compromissos da família. Na escola a rotina é construída de acordo com as necessidades, prioridades, compromissos, horários da escola, pensando no bem-estar de todas as crianças.

SONINHO DA CHEGADA
¨     Devido às necessidades da escola e também para aproximar mais os horários das refeições ao cotidiano real das pessoas, o ambiente de chegada dos alunos, destas três turmas, é propício ao sono. Como eles acordam cedo para vir à escola não aguentam chegar o horário do almoço sem o cochilo da manhã.

SONO NO BERÇÁRIO

¨     O adormecer no berçário é feito embalando no carrinho e/ou sentando ao lado da caminha e ninando. Aproveitamos a oportunidade para pedir aos pais que estimulem o sono na caminha, pois facilita para as professoras/educadoras e se torna mais confortável à criança.

SONO NAS TURMAS A e B
¨     Nas turmas A e B os colchões são colocados no chão, um ao lado do outro, bem próximos. As educadoras sentam em grupinhos e vão circulando até que todos adormeçam. Também são realizados incentivos.

PORTÃO
¨     Portão é para promover a segurança de todas as crianças, por isso, foi colocado o portão eletrônico. É importante que os pais tenham paciência, toquem e aguardem. Se os professores/educadores demorarem um pouco é por que estão ocupados com seus alunos.

ALIMENTAÇÃO
¨     O cardápio é elaborado pela nutricionista da prefeitura Dr. Magali Driemayer e os alimentos são preparados  pelas nossas cozinheiras. O cardápio estará exposto na porta da refeitório e na porta da sala do berçário.
¨     Horários das refeições de cada turma foram colocados na agenda.

¨     Os alimentos perecíveis (verduras, leite, legumes,...) são entregues toda semana pela Fruteira Degasperi e Supermercado ILDAJA (Teutônia) e os não perecíveis quinzenalmente (feijão, arroz,...) pelo almoxarifado da prefeitura.

ALIMENTAÇÃO NO BERÇÁRIO
¨     Berçário recebe toda alimentação na sala. As professoras/educadoras servem e atendem, no máximo, 04 alunos por vez.

ALIMENTAÇÃO TURMA A
¨     Turma A: As principais refeições são realizadas no refeitório. Na sala é servido chá, suco e/ou leite. Agora no primeiro semestre, algumas crianças  ainda usam a mamadeira, mas gradativamente vamos substituindo pelo copo. Na turma A todos recebem o prato na mesa e as professoras/educadoras vão orientando, auxiliando, dando a comida.


ALIMENTAÇÃO TURMA B
¨     Turma B realiza refeições no refeitório e são estimuladas a alimentarem-se com autonomia, as professoras/educadoras auxiliam e orientam. É importante que o adulto permita que a criança explore, manipule, tente, pois só assim vai aprender.

MORDIDAS
Acontecem por que a criança não domina a fala e usa a “mordida” como recurso para resolver uma situação. JAMAIS tem a intenção de ser má, inclusive pode ser uma expressão de carinho ao outro.

¨     A criança precisa “SER ENSINADA” pela família e pela escola que existe outras formas de se expressar.
¨     COMO?
¨     Demonstrando uma expressão de “negação”, de não aprovação do adulto, para tal atitude.
¨     Ouvindo do adulto palavras firmes e olhando no olho, tais como: “EU não quero que tu  morda”. “Dói”.
¨     Estimulando a fala, estimulando a comunicação,...

ACIDENTES
¨     Os pais estão cientes que podem acontecer acidentes com as crianças aqui na escola, como também acontecem em casa com os pais.
(Normas da Ficha de Matrícula)

METODOLOGIA
¨     A Rede Municipal de Educação Infantil a qual fazemos parte, tem sua metodologia de trabalho, ou seja, seu jeito de trabalhar, baseado nas Linguagens Geradoras. 
    O que é isto?
           Significa que tudo que nosso aluno expressa através de suas ações, suas palavras, suas atitudes, seus interesses, suas curiosidades precisa ser explorado, aprimorado e organizado.

¨     As linguagens geradoras são priorizadas  na turma de acordo com a necessidade e/ou interesse da criança, respeitando a sua faixa etária e o seu desenvolvimento.
¨        Para cada linguagem é elaborado um projeto. Estes são trabalhados simultaneamente.

LINGUAGENS PRIORITÁRIAS NESTAS TURMAS
¨     Adaptação: (a escola, as pessoas, aos ambientes, aos horários, sons,...)
¨     Corpo: controlar seu corpo, locomover-se, reconhecer suas partes, nomeá-las,...
¨     Fala (oralidade): choro, balbucio, resmungo, som, palavras, frases,...
¨     Alimentação: (engolir, degustar, paladar, sabores, domínio dos talheres, independência ao alimentar-se,...
¨     Sono: (rotina dos horários, autonomia para conciliá-lo,...)
¨     Cuidados e afetos: (conhecer-se, conhecer o outro, socializar-se,...)
¨     Brincadeiras em geral (enquanto a criança brinca esta aprendendo a se concentrar, a raciocinar, encontrar soluções, ter iniciativa, estabelecer diferenças e semelhanças, conhecer as potencialidades e limites de seu corpo,... )
¨     As situações de aprendizagens são pensadas desde o momento em que a criança chega na escola até a sua despedida.
¨     Diariamente, o professor/educador faz um registro do seu trabalho e do desenvolvimento das crianças.
¨        Para isto, utiliza-se de instrumentos como o planejamento diário, onde, registra-se as situações de aprendizagens desenvolvidas, relatando o que, como e porque as situações foram realizadas, bem como as reações das crianças. Estes registros diários são entregues semanalmente a direção da escola.
¨        O professor/educador também utiliza-se de fichas, onde são anotados, individualmente, os avanços/necessidades/ansiedades/dificuldades das crianças, registrando assim a sua caminhada na turma.

¨     Os profissionais da EMEI Recanto Infantil trabalham em prol do desenvolvimento, do avanço de seus alunos. Acreditamos na inteligência e nas potencialidade de cada um deles.
¨       Não exigimos a mais, nem a menos ao que cada um, em sua individualidade, pode responder ou fazer.