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quarta-feira, 13 de abril de 2011

PROJETO DA LINGUAGEM DAS DATAS COMEMORATIVAS

TÍTULO: Vamos comemorar!!!
TURMA: D
PROFESSORAS: Dirlene e Alana
ANO: 2011

JUSTIFICATIVA:
Nós, seres humanos, precisamos de cuidados, orientação e ensinamentos para podermos viver e crescer. À medida que isso vai acontecendo, vamos moldando a nossa personalidade, elaborando nossos planos de vida, sentimentos e desejos. Dentre todos os espaços que frequentamos, é principalmente na escola que construímos as relações sociais e culturais, o que merece uma atenção cuidadosa por parte do professor. Assim, a escola é um mundo repleto de possibilidades para descobertas, autoconhecimento e valorização de valores tanto sociais, culturais ou religiosos.
Considerando que vivemos em um dos países de maior diversidade cultural e racial do mundo, ao trabalharmos com datas comemorativas estamos trabalhando também diferentes costumes, crenças, tradições e etnias, proporcionando assim, o contato com a cultura e o conhecimento de mundo.
Assim, a escola deve considerar a criança tanto na perspectiva individual quanto na coletiva. Isto significa que é necessário garantir ao direito à diversidade, à particularidade, estimulando e oferecendo situações de aprendizagens que as atendam nas suas individualidades. Entretanto, deve também permitir que as crianças conheçam e respeitem a variedade, o diferente, a pluralidade cultural.
Com o capitalismo, o mundo se modificou, onde tudo gira em torno do dinheiro, do lucro, do consumo, em detrimento dos sentidos originais das comemorações e dos eventos.
Como pertencemos a um país imenso, de muitas etnias e culturas, várias datas são comuns entre nós, mesmo que não sejam comemoradas de outra forma e com a mesma intensidade entre os diferentes grupos. Devemos instigar nossas crianças a refletir, entender, buscar significados, criar, fazer relações, enfim fazer com que as datas não sejam meras obrigações na escola, ou ainda épocas onde os lojistas fazem a festa e comemoram as boas vendas dos presentes.
         É importante proporcionar o estudo de algumas datas comemorativas na escola, pois alguns alunos só ouvem e entendem o significado das mesmas dentro do contexto escolar, portanto é necessário que tenhamos objetivos construtivos. O trabalho deve ser contextualizado para que possamos ampliar os conhecimentos de nossas crianças, desenvolvendo a sua criatividade, refletindo, conhecendo a origem, se aprofundando em valores que geralmente estão inseridos nas datas.
         Sendo assim, é importante trabalhar com as datas buscando referências nas obras de arte, nas fotográficas, nas músicas, nos sentimentos, valores (amizade, cooperação, solidariedade, fraternidade, carinho, amor, respeito, simplicidade, humildade), etc.
         As datas comemorativas fazem parte do calendário escolar, e muitas crianças se não participarem de uma Festa Junina na escola, por exemplo, não participam em outros locais e acabam perdendo a chance de entender a vida no campo, as tradições juninas as comidas típicas, as músicas, enfim, isso tudo que faz parte da nossa cultura. Se as datas forem exploradas de forma correta, elas podem ser um rico instrumento de aquisição o conhecimento.
É necessário que se entenda o surgimento dessas datas, que se busquem referências na história, que sejam realizadas pesquisas e a partir delas, as crianças possam criar seus enfeites, sua decoração, possam criar passos de uma quadrilha, por exemplo, ou que realizem situações de aprendizagens dentro de outros projetos, a partir dos seus interesses e curiosidades e que reflitam de maneira que possam assimilar tudo o que aprenderam para as próprias vidas.
Na escola há a necessidade de explorar todo tipo de manifestações artísticas e as datas comemorativas nos possibilitam trabalhar com atividades manuais que permitem desenvolver inúmeras habilidades e ao mesmo tempo desenvolvem a aprendizagem.

OBJETIVOS
  • Dar significado às datas comemorativas, entendendo e conhecendo os valores e costumes de cada uma;
  • Resgatar sentimentos e valores em relação às pessoas e a convivência em grupo;
  • Desenvolver a criatividade a partir de suas vivências;
  • Desenvolver habilidades e ao mesmo tempo desenvolver a aprendizagem;
LINGUAGENS PRIORIZADAS:
·  Linguagem das datas comemorativas
·  Linguagem oral
·  Linguagem Sonoro Musical

SITUAÇÕES DE APRENDIZAGENS:

Carnaval:
  • Conversação inicial buscando saber o que as crianças sabem sobre o tema e o que gostariam de saber;
  • Confecção de máscaras e ornamentação para a sala utilizando materiais e técnicas diversas, estimulando a criatividade e o espírito de equipe;
  • Festa de Carnaval com as demais turmas da escola, incentivando a integração e socialização entre as crianças.
  • Ouvir e cantar marchinhas carnavalescas, conhecendo assim um pouco desta manifestação cultural.
Páscoa:
  • Contação de histórias infantis como “O coelho que não era de páscoa”, “O coelhinho azul”, “A velha, a galinha e os ovos de Páscoa”, “O segredo dos ovos de Páscoa” entre outras, desenvolvendo a imaginação e a criatividade;
  • Conversação buscando saber quais os conhecimentos e dúvidas das crianças sobre a data, bem como resgatar os reais valores da Páscoa;
  • Cantar músicas sobre páscoa/coelho como “Coelhinho bossa nova, coelhinho da páscoa que trazes prá mim, de olhos vermelhos, ontem a noite, entre outras;
  • Confecção de ovos de chocolate com demonstração da mãe de uma das crianças;
  • Confecção de cartões pascais para a família e professoras, estimulando resgatar o real sentido da data;
Recursos: papéis diversos, filmes, Cds musicais, lápis de cor, canetinhas,...